É sabido por muitos que atualmente o
pentecostalismo no Brasil passa por uma crise de identidade. Por um lado, temos
o pentecostalismo oriundo do conservadorismo da Assembléia de Deus e de algumas
Igrejas Pentecostais do início do século XX, onde esta respira o avivamento ocorrido na rua Azusa, ou podemos assim chamar de pentecostalismo clássico. Pelo outro, temos o Movimento Neopentecostal", que tem deixado o termo pentecostal muito
vago, pois quem não faz parte de igrejas ditas pentecostais acreditam que todo
movimento que enfatiza o Batismo com Espírito Santo e os dons espirituais, ainda que tenham incluídas às suas liturgias campanhas da vitória, correntes do descarrego, e claro não podendo esquecer da teologia da Prosperidade vivem
e acreditam na mesma coisa que os primeiros aqui citados. Para bagunçar mais ainda a situação, pesquisadores do meio acadêmico como,
filósofos, sociólogos e antropólogos observam de fora todo este movimento como
um processo natural, onde o Neopentecostalismo é uma evolução histórico-temporal do Pentecostalismo , perfazendo assim com que essa crise de identidade aumente como uma bola de neve.
Toda esta confusão tem criado no meio das
Igrejas ditas "pentecostais de raiz" uma série de problemas, entre
estes, quero citar dois que, para mim são os mais sérios de todos. Muitos
irmãos pentecostais acabam por sair das igrejas de origem e migram para
as reformadas, pois para eles estas são mais idôneas por manterem suas
confissões de fé intactas. Outros pentecostais não saem das suas igrejas, mas
acabam importando as doutrinas reformadas para dentro das igrejas
pentecostais, e como resultado aumentam mais ainda o problema, pois
Hoje quando entramos em uma dita Igreja Pentecostal Clássica(sem generalizar), observamos uma
liturgia Neopentecostal, e uma membresia que parte é arminiana outra é
calvinista e no fim ninguém sabe o que é.
Porque isto é tão sério? Porque uma igreja
precisa saber no que acredita, no que defende e no que se milita? Um soldado deve saber a sua missão,caso contrário, ela tem muitas chances fracassar. Sendo assim, é
necessário que as lideranças invistam no ensino, nas escolas bíblicas, pois
senão a tendência é que a confusão aumente, chegando ao ponto das verdadeiras igrejas pentecostais, não existirem mais, e com isso cada vez mais ser raro aos nossos olhos, momentos nas igrejas onde verdadeiramente ocorrem o movimento Pentecostal que os nossos irmãos do passado pregavam.
Ótimo texto! Acredito que as igrejas serias precisam combater todas as heresias do movimento neopentecostal,pois isto tem manchado o evangelho!
ResponderExcluirConcordo plenamente PB.Leonardo!As igrejas pentecostais são sem dúvidas uma ameaça ao verdadeiro movimento pentecostal. Continue denunciando esses assuntos.
ResponderExcluirDigo as igrejas neo pentecostais!
ResponderExcluir